O que é Mindfulness?
Mindfulness ou atenção plena é sobretudo um estado de consciência. É quando sabemos o que estamos pensando. Quando estamos neste estado temos uma visão mais ampla do momento presente. Quando estamos neste estado percebemos melhor as emoções presentes em nós naquele momento.
Alguns autores falam de dois modos de operação da nossa mente: o modo fazer e o modo ser. O primeiro é o modo habitual, utilizado para atingir metas e resolver problemas do dia a dia. Mindfulness está relacionado ao modo ser, mais contemplativo, em que a simples existência é motivo para sensação de paz e contentamento. Ao praticarmos exercícios de Mindfulness nosso objetivo não é o de reduzir o uso do modo fazer, mas sim ampliar a possibilidade de estarmos mais conscientes do modo ser.
De onde surgiu?
“A consciência que surge ao prestar atenção, de propósito, no momento presente sem julgamentos”.
Esta definição de Mindfulness por Jon Kabat-Zinn é amplamente conhecida e utilizada. Foi ele que há mais de 40 anos estruturou um movimento utilizando a consciência do momento presente como pilar. Pode-se dizer que foi este programa, chamado MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction), que originou uma série de estudos e pesquisas a cerca do tema, aproximando a prática do estado de consciência do momento presente (tão comum em diversas tradições religiosas) de qualquer pessoa, vivendo qualquer modelo de rotina e com qualquer tipo de crença.
Por que praticar?
A prática regular de exercícios de Mindfulness traz muitos benefícios, como aumento da concentração e melhora da consciência corporal e emocional. Diversos estudos científicos comprovam estas informações através de exames que incluem a ressonância magnética, mostrando que fisicamente nosso cérebro muda a partir da regularidade da prática.